segunda-feira, 6 de julho de 2009

And the gold medal goes to...

Como não há duas, sem três, aqui fica a última das minhas gaffes que completa o pódio dos meus momentos de mais profunda vergonha e que significa, igualmente, a derradeira machadada na pouca dignidade que me resta após vinte e oito anos de existência.

Como uma das coisas que faço no meu trabalho é fazer o acompanhamento aos processos de formação em contexto de trabalho dos miúdos que acompanhamos, acabo por estabelecer alguma relação com os trabalhadores e responsáveis das empresas, o que, por vezes, gera diálogos imprevistos e imprevisíveis. O cenário é uma oficina de electromecânica de electrodomésticos onde se encontra a estagiar um dos miúdos que a minha instituição acompanha.

Após algum tempo de conversa, de discussão do percurso do miúdo, analisando assuntos tão estimulantes como a sua pontualidade e assiduidade na empresa, estabelece-se uma interacção diferente, em que o senhor da empresa partilha comigo que, uma vez que é pastor de uma igreja evangélica, se interessa muito pela evolução do miúdo, aproveitando o período de estágio para lhe transmitir muitos ensinamentos para a sua vida futura que lhe iluminarão o caminho.

Atendendo à evolução da conversa, e ao facto de o meu ateísmo me começar a causar alguns pruridos, achei por bem começar, subtilmente, a trilhar o caminho de saída da oficina... E na forma como o fiz, reside o busílis da questão, ou seja, a gaffe:

psilipe: Pois é, sr. X... Até queria ficar aqui a falar mais tempo consigo, mas vou ter que ir pregar para outra freguesia!...
psilipe (em pensamento, enquanto coloca um sorriso de tal forma amarelo que concorreria com os dentes do siso do Cyssokho): Então o homem é pastor evangélico e tu utilizas o verbo pregar...

E está o pódio concluído... A ordem das medalhas deixo à consideração das vossas excelsas e iluminadas mentes.

6 comentários:

Guilhim disse...

ok... mas este é o terceiro lugar! as outras são melhores!!!

estou à espera de mais!

psilipe disse...

Em nome da minha dignidade e imagem pública, cessaram estes relatos! Bjs

Manuela Cunha disse...

Futebolista: ouro.
Botões de punho: prata.
Pastor: bronze...

Mas, pelos vistos deves ter até ao zinco...

Mas deixa lá que se vou a lembrar as minhas devo bater o record :)

Beijinhos

psilipe disse...

Pois... As medalhas já estão encomendadas. Cá fico à espera das tuas situações em que meteste o pé na argola...

bjs

Anónimo disse...

A melhor e a do guarda redes!
eu tb me lembro duma historica minha, quando, a saida da tesouraria da UC um ceguinho me pergunta onde era a Se Velha e eu de forma espontanea aponto e digo: olhe e por ali!!! Dps houve uns segundos de silencio ate q o cego me pergunta ali sao as escadas, nao e? Sim, sim.

Muitos parabens pelos teus 28 anos e tb parabens a ti e a Celia. E pra qd o nascimento?

Grande abraco desde Bali
Calado

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:{urgentloan22@gmail.com} Thank you.