quinta-feira, 2 de julho de 2009

2009 menos 1981 = 28...

(A nossa personagem, Filipe Fernandes aka psilipe, encontra-se a passar a ferro, no seu castelo, enquanto vê a SIC Notícias na televisão)

Locutor: "O Walkman faz hoje 30 anos! Foi em 1 de Julho de 1979 que a Sony apresentou, pela primeira vez, o Walkman..."


(Filipe Fernandes aka psilipe interrompe a marcha triunfal do ferro a vapor que, por acaso, foi uma prenda de casamento*, e sente-se estranho, velho** quando recorda que, com a sua irmã, juntou notas de 100 escudos para comprar um tecnologicamente avançado Walkman, corria o ano de 198 e troca o passo...)

(O cenário televisivo avança para a tradicional entrevista de rua, sendo que os entrevistados são petizes de dez, doze, treze anos que serão confrontados com o referido leitor de cassetes)

Jornalista, empunhando um Walkman e uma cassete: Sabes o que isto? Sabes como funciona?
Jovens petizes, aflitos com a presença de tais artefactos arqueológicos: Serve para ouvir música... Deve ter um botão qualquer para abrir, não?

(Filipe Fernandes aka psilipe sente-se um pouco mais velho quando percebe que, por um lado, entre o Walkman e o IPod/MP3/MPt36338 ainda participou activamente na febre do Diskman, e, por outro, que os petizes dominam com dificuldade o funcionamento do dinossáurico Walkman)

Jornalista: Então e tu sabes o que isto é?
Jovem petiz: Sei... É um Walkman!

(Filipe Fernandes aka psilipe sente-se revigorado! Afinal a distância que o separa das gerações mais jovens, aquelas que o ultrapassaram como esperança e futuro da nação, é uma mera miragem... Quasi-vinte e oito anos não são nada. E experiencia uma estranha sensação de alívio e tranquilidade)

Jovem petiz (a mesma do diálogo anterior): Já vi uma coisa desta em casa da minha avó...

(Filipe Fernandes aka psilipe sente o mundo a desabar e tem a tentação de correr para um espelho e repetir a verificação diária do número de cabelos brancos que começam a irromper do lado direito da sua cabeça. Não o faz, sentindo que nem tudo está perdido... Afinal a avó e a mãe da jovem podem ter sido mães solteiras sexualmente muito precoces... Há famílias assim! É uma pena... Pobre criança...)

Jovem petiz (ainda a mesma): É onde ela ouve as cassetes da lambada...

(Filipe Fernandes aka psilipe recorda-se da dança brasileira, recorda-se que se lembra do nome da banda que internacionalizou a lambada e que consegue trautear a melodia e letra... Contempla seriamente a possibilidade de frequentar um ginásio, enquanto admira a sua constituição abdominal... Amanhã será o dia da mudança para ele! Nada será como dantes... Afinal ele ainda é um jovem!...)


* Tecnicamente não foi uma prenda de casamento, uma vez que foi comprada por nós de uma lista de casamento que não foi totalmente adquirida... Mas penso que conta como prenda na mesma...

** Se calhar isto é efeito de estar à beirinha dos vinte e oito anos...

7 comentários:

razstec disse...

28 anos... como eu te compreendo :S

Deixa la eu diariamente tenho de explicar ao meu vizinho de 17 anos a quem dou boleia quem sao os dire straits, nirvana, guns & roses etc...

Como eu compreendo esse sentimento...

pdi meu caro, a "bela" da PDI... :(

Abraço

Cátia Oliveira disse...

Por isso é que eu deixei de passar a ferro ao mesmo tempo que vejo Tv. Não estava a aguentar! ;)

psilipe disse...

Razstec: isso é, verdadeiramente, um acto heróico!... Pagava para ver a tua cara quando ele te disse que não conhecia o Kurt Cobain... :)

Cátia: efectivamente, o mecanicismo das tarefas domésticas não se compadece com o avançar imparável da cronologia...

Calado disse...

Gostei do post!!
Abraco

Razstec disse...

Meu caro foi bastante simples, parei o carro e mandei-o sair.... :p

Abraço

psilipe disse...

Calado: é assim a vida de um rapaz nos Açores... Por onde andas?

Razstec: fizeste tu muito bem! Isso é que é educar as novas gerações... :)

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:{urgentloan22@gmail.com} Thank you.