quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Isto pode explicar muita, muita coisa!

Síndrome de Couvade/Gravidez por simpatia


A síndrome de Couvade consiste na apresentação de comportamentos similiares a uma mulher grávida por parte de um homem, perto da data de nascimento do seu filho, incluindo dores.

Também conhecido por gravidez por simpatia,o fenómeno é pouco compreendido embora frequente e não existe uma base fisiológica conhecida. Podem estar presentes sintomas como indigestão, apetite aumentado ou diminuído, ganho de peso, diarreia, obstipação, dores de cabeça, etc.

Em casos extremos estes pais podem desenvolver uma barriga similar a uma mulher grávida de 7 meses.

8 comentários:

Ritinha disse...

Não há série de médicos/hospitais em que não se explore esse belo fenómeno para o gargalhanço.

Andas gordo por simpatia, é? =p

Manuela Cunha disse...

já imagino a "barriguinha" de 7 meses e os apetites durante a noite :)

psilipe disse...

Ora bem... Sinceramente, apetites nocturnos e barriguinha de sete meses já tenho há uns anos. Assim, devo sofrer de gravidez por simpatia precoce. Só pode ser isso... E sim, Ritinha, assim poderei ser uma mais valia para qualquer episódio do Dr. House (sem isso significar que ele me tenha que brocar a cabeça, coisa que o senhor gosta muito de fazer)...

Ritinha disse...

Por acaso acho que foi na Anatomia do Cinzento que já passaram dois episódios com essa bela moda.

Jumbasco disse...

Genial! Nomeadamente para quem, como eu, já não consegue fomentar mais a ideia de se tratar de um abdominal diferente. Vou pensar no assunto... Fazer exercício (físico) é que é demasiado complicado... e ainda para mais, creio que a energia dispendida na ginástica mental em busca de desculpas daria para reduzir num mês a avaliação da dita barriga utilizando a escala da gravidez por simpatia.
Grande Abraço

psilipe disse...

Pois... como eu te compreendo. No entanto, posso-te garantir com um grau jeitoso de certeza, que o desconforto interior quando se vislumbra a barriga remete mais para uma gravidez por antipatia do que, propriamente, por simpatia... :) Quando vens para terras europeias?

Razstec disse...

Bela desculpa para justificares essa barriga de cerveja...

Abraço

psilipe disse...

Fico ofendido com essa insinuação... A minha barriga deve-se única, e exclusivamente, a uma gravidez por simpatia... :)