segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais um sanatório...

Mais uns retalhos dos dias no Caramulo... Mais um sanatório, igualmente, em estado de absoluta ruína. O tempo não era muito, pelo que não deu para visitar o interior.

Ainda não consegui perceber o seu nome, mas continuo a pesquisar...







2 comentários:

Helford disse...

Este sanatório, se não me engano, é o "Bela Vista". Situa-se num nível mais elevado do que grande parte dos outros.

Nunca mais esqueço a última vez que o vi de perto... Foi em finais de Agosto de 1995. Já estava muito degradado.

Mais ou menos naquele tempo, tive a oportunidade de comprar um postal fotográfico antigo onde surgia este sanatório, tal como estava algures na segunda metade dos anos 30/começo dos anos 40. Fazendo a comparação entre a sua "versão definitiva" e a sua construção inicial, pude verificar que o seu último piso foi alvo de uma significativa ampliação.
No original, o Sanatório Bela Vista tinha uma espécie de terraço no seu píso mais alto. Foi depois ampliado de forma a comportar mais uma galeria coberta, tal como acontecia com os outros pisos .

Para além do edifício central, havia todo um conjunto de dependências que estavam agregadas ao seu piso térreo. Uma delas, que me deixou algo enigmado, situava-se imediatamente à esquerda de quem olhava de frente para as galerias.

Consistia numa divisão com um aspecto algo incomum que, vista de fora, parecia ocupada em, grande parte, por algo que parecia um grande tanque como aqueles que se vêem nos lagares.
O que seria, ao certo? Tal pergunta ainda hoje me ocorre...

Nessa altura (1995), senti-me tentado a entrar quer no edifício principal, quer nas suas dependências, mas não me atrevi...

Nunca se sabe o que por lá se pode encontrar, nem que "armadilhas" o estado de degradação de tal espaço nos pode reservar...

...E assim, muitas perguntas ficam por responder e a nossa curiosidade vai-se tentando compensar nos limites da nossa imaginação...

psilipe disse...

Desconhecia o nome deste sanatório, cuja dimensão impressiona.

Deixo-lhe outros links de outros posts sobre a Estância:

http://geometriasvariaveis.blogspot.com/2011/05/lugares-esquecidos-sanatorio-santa.html

http://geometriasvariaveis.blogspot.com/2011/05/visita-ao-sanatorio-infantil-do.html

http://geometriasvariaveis.blogspot.com/2011/05/lugares-esquecidos-caramulo.html