domingo, 2 de outubro de 2011

Sétima Legião

Uma (re)descoberta recente... Graças aos meus parcos recursos de pirata informático*, saquei a discografia completa dos Sétima Legião e tenho-a ouvido com gosto, enquanto conduzo e trabalho. Pronto, sou o único a fazê-lo com gosto, porque a avaliar pelas expressões das pessoas que partilham viagens de carro comigo poderão existir um conjunto alargado de visões dissonantes... Tenho aprendido a valorizar estes senhores que, há que reconhecê-lo, eram músicos de bastante qualidade que se encontravam bem à frente do seu tempo, bebendo influências de outras paragens (Joy Division, Eccho and the Bunnymen, por exemplo) e conseguindo criar uma sonoridade própria.

Deixo aqui quatro menos óbvias (uma vez que toda a gente os conhece por duas ou três canções mais vulgares - Sete Mares, Glória e Por Quem Não Esqueci), que permitem contactar com outras sonoridades destes senhores.

Destaco um álbum chamado "Sexto Sentido", penso que do final dos anos 90, que contém sons bem interessantes e alguns exercícios bem felizes de reinvenção de sonoridades populares portuguesas.






* O que equivale a dizer que foi a patroa que me ajudou a fazê-lo.

Sem comentários: