quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma estreia no mundo das infografias!

Este post marca a estreia do GV no maravilhoso mundo da Infografia, forma muito em voga, hoje em dia, de transmitir informação conjugando-a com a utilização inteligente da linguagem gráfica.

No Geometrias Variáveis, infografia quer dizer, mais ou menos, psilipe a puxar pela cabeça, a utilizar ferramentas rudimentares do Office e a utilizar a ferramenta de recorte do Windows 7 para transformar tudo em imagem...

Mas, seja como for, aqui fica a primeira infografia (que soem as trombetas!) que nos permite pensar um pouco sobre o espaço que alguns acontecimentos têm na comunicação social, seja nas capas de jornais, seja nos noticiários generalistas.

É que, caso não tenham reparado, por altura em que o Cristiano Ronaldo dedicava um golo ao seu petiz (num gesto amplamente difundido), Pedro Lamy vencia na sua categoria as 24 Horas de Le Mans (a prova de resistência automóvel mais importante da Europa), Rui Costa vencia a Volta à Suíça (quarta prova de ciclismo por etapas mais importante, só superada pelo Tour, pelo Giro e pela Vuelta), Pedro Proença apitava no Euro (confirmando o seu estatuto de um dos melhores árbitros de futebol do Mundo), a Volvo Ocean Race passava por Lisboa (a segunda prova mais importante de Vela do Mundo) e Joana Vasconcelos conseguia a proeza de ter uma exposição de longa duração em Versalhes. 

Mais ainda, durante os últimos dias houve vários desportistas que conseguiram a qualificação para Londres 2012, alguns dos quais em modalidades que, anteriormente, nunca tinham estado representadas nos Jogos Olímpicos.

Bem sei que a comunicação social responde, naturalmente, à lei da procura... mas não terá, igualmente, a possibilidade/responsabilidade de formar públicos e consciências?



Sem comentários: