quarta-feira, 2 de julho de 2014

Lugares esquecidos: Estalagem da Serreta, Ilha Terceira

A Estalagem da Serreta, que será alvo de reportagem no segmento "Abandonados" da Jornal da Noite da SIC no próximo Domingo, resiste ao abandono no seio da Mata da Serreta, no norte da Ilha Terceira, numa das minhas zonas preferidas da ilha.

Um edifício único, com um valor arquitectónico e patrimonial reconhecido, que, à semelhança de outros, agoniza votado ao vandalismo, desleixo e indiferença. É, consensualmente, reconhecida como uma obra de referência nos Açores e foi alvo de destaque quando, no início da década de 70, foi palco de uma famigerada cimeira que juntou Marcello Caetano, George Pompidou e Richard Nixon.

O arquitecto responsável chamava-se João Correia Rebelo e é de destacar a forma como o edifício foi implantado em respeito pelas formas naturais do terreno, na procura de um movimento simbiótico entre natureza e intervenção humana... quem conhece Angra do Heroísmo, e o seu elefante branco de cinco estrelas, saberá como é, infelizmente, muito fácil fazer o contrário.

Uma visita permite perceber, por um lado, o estado de abandono do edifício, e, por outro, imaginar a beleza e interesse do edifício nos seus tempos áureos, que abaixo se retrata neste postal dos anos 70.



Fotos actuais...














Dois interessantes vídeos, da autoria de César Costa, protagonizados pela Estalagem...


Aqui fica o registo de uma visita que me marcou. Valeu, também, pela boa companhia de um dos meus companheiros de explorações, o M. V., com quem aprendo sempre coisas que não sei. Gosto disso.

Sem comentários: