Mensagens

E assim se inicia um hiato...

O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - XLIX

Que, quando queremos falar de rugas nas pessoas mais experientes, é bem giro falar de "riscos no corpo".

Mariana: "Vovó Dedé*: tu não és velhinha! Não tens riscos no corpo..."

* Senhora que deu à luz este vosso escriba.

Lugares esquecidos: Central Hidroeléctrica da Companhia do Papel do Prado (Casal do Ermio)

Imagem
Depois de uma troca de ideias com o Mikos, que muito ajudou com algumas orientações, fizemos uma visita à Central Hidroeléctrica da Companhia do Papel do Prado, em Casal do Ermio, aldeia do concelho da Lousã, na margem esquerda do Rio Ceira, afluente do Mondego.

A Central permitia produzir energia hidroeléctrica para a fábrica da Companhia de Papel do Prado, possuindo as seguintes características: "pequena barragem em alvenaria, com cerca de 27 m de comprimento e 1,5 m de altura acima das fundações, com as coordenadas M=191440,27 m e P=354179,03 m (sistema Hayford- Gauss Militar), com a tomada de água à cota de 85 m; canal de derivação localizado na margem esquerda do rio Ceira, em alvenaria de pedra, de secção rectangular e superfície livre, com 1380 m de comprimento, destinado a derivar o caudal de 7,25 m³ para a câmara de carga; câmara de carga localizada no final do canal de derivação e à entrada da central, com um descarregador de superfície e com comportas de accionamento m…

Parece que...

Está um monte de gente de vermelho a festejar na televisão.
Penso que, com tudo isto, a Académica já não pode ser campeã este ano.
É favor reservar a Praça da República, a Câmara Municipal e o Papa para o ano.

Nas férias...

... importa quebrar a rotina, enveredar por caminhos menos convencionais e quebrar com a previsibilidade do quotidiano.

Hoje comemos sushi, sem publicar qualquer foto no Facebook ou no Instagram.

Objectivo conseguido!

Não se explica. Sente-se... - II

Imagem

Não se explica. Sente-se.

Imagem

Keep calm...

Imagem
... and muuu.

Janela indiscreta

Imagem

Bonitos brincos...

Imagem

Mariana: update Abril '14

Imagem

O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - XLVIII

Que há coisas que nos fazem rir. Rir muito.

Que a imaginação não tem limites.

Que a princesa, com a sua imaginação sem limites, tem o extraordinário poder de nos fazer sorrir muito, todos os dias.

Almoço em família com o H.. Enquanto se comia, conversava-se e eis que a Princesa inicia uma contagem...

Mariana - "5...4...3...2...1... Descolagem!"

Pai de Mariana - "Descolagem de quê?"

Mariana - "De um foguetão!"

Pai de Mariana - "E para onde vai esse foguetão?"

Mariana - "Para uma terra onde as pessoas usam todas camisolas da Académica!"

Pai de Mariana - "E como é que se chama essa terra?"

Mariana - "Angra dos Pretos!"

Em Angra dos Pretos (das camisolas pretas) tudo faz sentido.

Primeiro de Abril

E, daqui a nove minutos, começa o dia em que, apesar de saber que serei posto à prova por amigos e jornais e televisões, acreditarei em imensas coisas sem me aperceber que são petas.

Um rapaz singelamente honesto, este psilipe.

O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - XLVII

Imagem
Que a princesa está, mesmo, a crescer.
Que explicar o que faz um psicólogo e uma jurista a uma criança de quatro anos pode ser divertido.
Que, pelo que se vai percebendo, há uma turma inteira do Jardim de Infância que anda convencida que um "psicólo" é a pessoa que trata as "dores de cabeça", quando estamos acometidos das mesmas.
Psis deste mundo, como descreveriam o que é ser psicólogo a uma criança de quatro anos?




Era uns três destes para amanhã, por favor.

Festival de quê?

Já acabavam com o Festival da Canção, não?
O bicho clama por uma eutanásia caridosa tal o grau de sofrimento que ostenta.

Está tudo aqui...

Imagem

Açores

Imagem

Dia da Mulher

Sou só eu que sinto que a comemoração do Dia da Mulher é um profundo paradoxo, um exercício de anacronismo e a negação, em si mesmo, do princípio da Igualdade de Género?...

Comunicado (não) oficial de Paulo Fonseca

Povo da Albânia,

venho por este meio comunicar que a minha ligação de trabalho com o Belenenses cessou hoje após acordo amigável obtido hoje de manhã. Já não sou, a partir da hora de jantar, treinador de hóquei em patins do Famalicão.

Muitas razões levaram a este desfecho. A carreira na Taça das Cidades com Feira, desculpem, na Taça das Taças, a má relação com as Panteras Negras (claque do clube), a dificuldade em criar empatia com os órgãos dirigentes da Sociedade Recreativa do clube ou a acumulação de resultados menos positivos podem ser apontados como exemplos.

Continuo convicto que o resultado em Munique poderia alavancar uma época de sucesso. Continuo convencido que, no Salgueiros, poderia dar sequência a épocas de sucesso que tive no Chaves, Paços de Brandão ou Portossantense.

Agora aproveitarei para descansar e fazer um período sabático, procurando estagiar em clubes de nomeada e com treinadores de topo, como Luis Aragonés ou Otto Glória.

Ver-nos-emos por aí, como diria Nuno Mo…

O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - XLVI

Que a letra da música "Let it go", integrante do filme Frozen, tem um significado inesperado.

Que, ao contrário do que parece, é sobre um estranho imbróglio médico em que, pelo que se percebe, nem a intervenção especializada foi suficiente.

Mariana (a plenos pulmões): "Médicoooo... mééédiiicooo... apesar do médiiiccoooo!"

Nunca diria...

Uma verdade absoluta

A nossa capacidade de fazer merda, de forma consecutiva e reiterada, é, nalguns dias, inesgotável.

Mariana (e sua mãe): update Março '14

Imagem

Um instantâneo de um país, ontem à noite...

Quem se perdeu, ontem, pelos inefáveis meandros da televisão de Domingo à noite, constatou um extraordinário instantâneo.

Um canal em directo das imediações do Estádio do Dragão, após uma (in)esperada derrota da equipa portista. Um jornalista em frenesim, aguardando a saída dos jogadores e dirigentes da equipa derrotada, na esperança do confronto com os adeptos descontentes.

No momento em que se inicia a saída dos bólides, na excitação adolescente de quem aguarda por algo, seja lá qual for esse algo, dá-se o instantâneo do dia.

Desacordo entre as autoridades policiais e os dirigentes portistas. À saída da garagem, havia quem exigisse que os carros virassem à direita, enquanto outros que virassem à esquerda. O país, através da vista privilegiada da câmara, num inusitado e prolongadíssimo directo, no meio.

A excitação do repórter, do jornalista no estúdio,  a inquietação dos dirigentes em directo aos microfones, as chamadas indignadas realizadas para as câmaras, a confrontação com a pre…

O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - XLV

Que, no corropio da parentalidade, existem momentos em que temos a certeza de estar a fazer um bom trabalho.

Que a Princesa já é capaz de destrinçar o trigo do joio.

Que um dia vai ver uma final da Taça ao Jamor com o seu pai. Um dia.


Viagem de carro, em família, com passagem pelo relato de um jogo que envolvia uma agremiação desportiva denominada Sporting.

Mariana - "Papá, nos jogos do Sporting quem é que nós queremos que ganhe?"

Papá de Mariana (que a fez sócia da Académica com um dia de vida) - "Não interessa... é indiferente, Mariana."

Mariana - "Há meninos da escola que são do Benfica e outros do Sporting... e não conhecem a Académica... Eles são todos do Benfica e Sporting..."

Papá de Mariana - "Ah é? Há algum da Académica?"

Mariana - "Não..."

Papá de Mariana (em pensamento) - "Sei o que isso é..."

Papá de Mariana - "Não há problema... nós sabemos que é fixe ser da Academica... se alguém disser que só é bom ser dos…