Mensagens
Das palavras que é uma pena que não sejam usadas mais vezes... - IV
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LVII
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Que a mentira tem perna curta.
Que tentar evangelizar uma filha, sendo de um clube pequeno e pouco popular, assusta o mais temerário dos pais.
Pai de Mariana - Mariana, vou sair para ver o jogo da Académica.
Mariana - Posso ir contigo? Também queria ver o jogo...
Pai de Mariana - Não...
Mariana - Quando chegares dizes-me logo quanto ficou!
(Académica soma o décimo segundo empate; Académica fica nos lugares de descida; Académica faz mais uma exibição sofrível)
(Pai de Mariana regressa a casa)
Mariana - Quanto ficou o jogo?
Pai de Mariana - Ganhámos!
Mariana - Boa!!!
(Vergonha... vergonha...)
(Dez minutos depois, a avó da Mariana liga...)
Avó de Mariana - Filho, quanto ficou o jogo?
Filho da avó de Mariana - Espera... tenho que ir responder à varanda.
Avó de Mariana - Porquê?
Filho da avó da Mariana - Hmmm.... Já explico. (Varanda) Porra. Empatámos, outra vez.
Que tentar evangelizar uma filha, sendo de um clube pequeno e pouco popular, assusta o mais temerário dos pais.
Pai de Mariana - Mariana, vou sair para ver o jogo da Académica.
Mariana - Posso ir contigo? Também queria ver o jogo...
Pai de Mariana - Não...
Mariana - Quando chegares dizes-me logo quanto ficou!
(Académica soma o décimo segundo empate; Académica fica nos lugares de descida; Académica faz mais uma exibição sofrível)
(Pai de Mariana regressa a casa)
Mariana - Quanto ficou o jogo?
Pai de Mariana - Ganhámos!
Mariana - Boa!!!
(Vergonha... vergonha...)
(Dez minutos depois, a avó da Mariana liga...)
Avó de Mariana - Filho, quanto ficou o jogo?
Filho da avó de Mariana - Espera... tenho que ir responder à varanda.
Avó de Mariana - Porquê?
Filho da avó da Mariana - Hmmm.... Já explico. (Varanda) Porra. Empatámos, outra vez.
Das palavras que é uma pena que não sejam usadas mais vezes... - III
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Das palavras que é uma pena que não sejam usadas mais vezes... - II
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
A propósito dos últimos acontecimentos na Saúde em Portugal...
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
As Lajes do desencanto (ou o desencanto de um terceirense adoptado com o que tem visto nos últimos tempos)
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
No próximo
cinco de Outubro a minha saga açoriana cumprirá o seu décimo aniversário. O
que, na arrogância pueril do controlo sobre o que não é passível de controlo,
seria uma espécie de “toca e foge” insular de um par de anos, transformou-se
numa relação umbilical com uma ilha, com um arquipélago. Sou terceirense, e
defendo esta terra como se de Coimbra se tratasse. Desde muito cedo construí
uma relação de amor com Angra do Heroísmo, fascina-me o nascer do Sol no
Piquinho, chateia-me Ponta Delgada, mas admiro tudo o que sobra de São Miguel, vejo nas fajãs de São Jorge uma metáfora belíssima e apaixonante, quero ter uma casa nas Flores para a reforma e morar um mês seguido no Corvo
antes de morrer (que me perdoem o cliché).
Sinto-me açoriano, com “e” ou “i”, consoante os gostos ou a tendência para a singularidade ortográfica. Quero sê-lo, apesar de tudo, mais tempo. Sinto que o serei, mesmo se a brisa do destino me afaste do Atlântico. Criei raízes aqui, crio uma terceirense feliz todos…
Sinto-me açoriano, com “e” ou “i”, consoante os gostos ou a tendência para a singularidade ortográfica. Quero sê-lo, apesar de tudo, mais tempo. Sinto que o serei, mesmo se a brisa do destino me afaste do Atlântico. Criei raízes aqui, crio uma terceirense feliz todos…
Das palavras que é uma pena que não sejam usadas mais vezes... - I
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LVI
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Que "não há morte para o amor", mesmo.
Que "não há machado que corte a raíz do pensamento", nunca.
Que o orgulho preenche a alma, mesmo quando ela dói. Que o amor sublima a saudade.
Mariana (caminhando, fitando os olhos do avô paterno, numa foto emoldurada que trazia nas mãos): Tenho saudades do pai do pai...
Pai de Mariana (a fazer-se de forte): Como é que podes ter saudades de alguém que não conheces?
Mariana: Mas tenho. Tens saudades do teu pai?
Pai de Mariana: Sim. Muitas.
Mariana: Mesmo sem o ter conhecido ele pode ser meu avô na mesma?
Pai de Mariana (a fazer-se de forte): Sim. Claro que sim.
Que "não há machado que corte a raíz do pensamento", nunca.
Que o orgulho preenche a alma, mesmo quando ela dói. Que o amor sublima a saudade.
Mariana (caminhando, fitando os olhos do avô paterno, numa foto emoldurada que trazia nas mãos): Tenho saudades do pai do pai...
Pai de Mariana (a fazer-se de forte): Como é que podes ter saudades de alguém que não conheces?
Mariana: Mas tenho. Tens saudades do teu pai?
Pai de Mariana: Sim. Muitas.
Mariana: Mesmo sem o ter conhecido ele pode ser meu avô na mesma?
Pai de Mariana (a fazer-se de forte): Sim. Claro que sim.
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LV
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Que os pais são, sadiamente, acometidos de ataques de inimputabilidade recorrentes, ainda que de curta duração.
Que não aprendem puto com os mesmos.
Mariana (que fez cinco anos há um mês e pouco): sabias que eu, quando ainda tinha quatro anos, e dizia que me tinha portado bem na escola, às vezes só me tinha portado mais ou menos bem?
Pai de Mariana (em pensamento): És mesmo estúpido.
Pai de Mariana: Não há problema... E agora ainda fazes a mesma coisa?
Mariana: Agora que já tenho cinco anos, já não!
Pai de Mariana (em pensamento): Posso ficar descansado...
Que não aprendem puto com os mesmos.
Mariana (que fez cinco anos há um mês e pouco): sabias que eu, quando ainda tinha quatro anos, e dizia que me tinha portado bem na escola, às vezes só me tinha portado mais ou menos bem?
Pai de Mariana (em pensamento): És mesmo estúpido.
Pai de Mariana: Não há problema... E agora ainda fazes a mesma coisa?
Mariana: Agora que já tenho cinco anos, já não!
Pai de Mariana (em pensamento): Posso ficar descansado...
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LIV
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Que os limites para a surpresa são constantemente retraçados quando temos uma Princesa Mariana.
Que até a mais trivial rotina se pode transformar num momento único e memorável.
Que treinar a imaginação e a criatividade vale, mesmo, a pena.
Que, até nos dias mais esquisitos, o orgulho e o amor são antídotos para as dores de alma.
Pai da Mariana: "Mariana, vai buscar a história que queres que leia hoje..."
Mariana: "Não..."
Pai da Mariana: "Porquê?!"
Mariana: "Porque eu vou ali fazer uma!"
Que até a mais trivial rotina se pode transformar num momento único e memorável.
Que treinar a imaginação e a criatividade vale, mesmo, a pena.
Que, até nos dias mais esquisitos, o orgulho e o amor são antídotos para as dores de alma.
Pai da Mariana: "Mariana, vai buscar a história que queres que leia hoje..."
Mariana: "Não..."
Pai da Mariana: "Porquê?!"
Mariana: "Porque eu vou ali fazer uma!"
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LIII
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Que a princesa está a crescer.
Pai de Mariana vai aconchegá-la, antes de dormir, cheio de saudades depois de um dia comprido...
Mariana - "Dás-me um beijinho?"
Pai de Mariana (cheio de vontade de aproveitar mais um bocado de tempo com a sua princesa) - Queres que eu fique um pouco ao pé de ti?
Mariana - Não, mas obrigado. Quero mesmo é dormir.
Pai de Mariana - Sim... claro...
Pai de Mariana vai aconchegá-la, antes de dormir, cheio de saudades depois de um dia comprido...
Mariana - "Dás-me um beijinho?"
Pai de Mariana (cheio de vontade de aproveitar mais um bocado de tempo com a sua princesa) - Queres que eu fique um pouco ao pé de ti?
Mariana - Não, mas obrigado. Quero mesmo é dormir.
Pai de Mariana - Sim... claro...
O que se aprendeu, hoje, com a Mariana... - LII
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
A propósito da integração da Guiné Equatorial na CPLP... a minha proposta de logótipo!
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações
Mariana: update Julho '14: está tudo aqui...
- Obter link
- Google+
- Outras aplicações